segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tratamento cirúrgico de fratura do platô tibial medial do joelho.

Paciente masculino, 30 anos, acidente de moto internado com trauma no joelho.
Fratura do platô tibial na região póstero-lateral. Na incidência em AP, quase não se vê o traço, que é visto no perfil. o paciente tinha boas condições de partes moles e foi optado o tratamento cirúrgico.







Foi feita uma abordagem retilínea na face medial posterior da perna proximal. Havia um pequeno desvio. Com cuidado para manipular o menos possível a região poplítea, foram colocados dois parafusos esponjosos de grandes fragmentos com arruelas e um parafuso cortical anti-sliding abaixo do traço inferior da fratura, para futuramente prevenir o afundamento e falha da síntese ao fazer descarga, mesmo após a consolidação. Teve boa evolução pós-op, com função neurovascular preservada e recebeu alta.




É interessante observar no perfil, a proximidade dos parafusos com a região poplítea, por onde passam estruturas vasculares que podem ser lesadas em associação a fratura e também em lesões do ligamento cruzado posterior e luxações de joelho.













Após 40 dias de cirurgia, o paciente já se encontrava em fisioterapia, com boa recuperação funcional, mobilidade e deambulação com carga parcial. Estava com a ferida operatória bem cicatrizada.



Esta foto demonstra a excelente cicatrização do paciente, inclusive dos dois orifícios percutâneos usados para orientar e fixar os parafusos. a incisão anterior foi importante para visualizar a fratura e seu grau de redução. Mais adiante, postarei um vídeo da mobilização e deambulação. do paciente.























3 comentários:

  1. Olá Dr. Sabe eu tb sofri uma fratura dessas ou parecida...É tb no platô tibial...ainda estou em reuperação....faz 4 meses,e ainda estou na fisioterapia..tenho um parafuso no joelho..... já piso no chão com carga total..mas ainda dói, principalmente na fisioterapia... o q o senhor pode me recomendar? Obg..

    Valeria

    ResponderExcluir
  2. E Valeria vc tem um pino só... eu 15 parafusos.. o jolh nem dobra..

    ResponderExcluir
  3. ei amigo como ta seu joelho agora?eu tenho 7 parafusos meu joelho ja dobra mas doi muito e ainda não coloco garga total.pode me ajudar?

    ResponderExcluir