Paciente masculino, 30 anos, acidente de moto internado com trauma no joelho.
Fratura do platô tibial na região póstero-lateral. Na incidência em AP, quase não se vê o traço, que é visto no perfil. o paciente tinha boas condições de partes moles e foi optado o tratamento cirúrgico.
Foi feita uma abordagem retilínea na face medial posterior da perna proximal. Havia um pequeno desvio. Com cuidado para manipular o menos possível a região poplítea, foram colocados dois parafusos esponjosos de grandes fragmentos com arruelas e um parafuso cortical anti-sliding abaixo do traço inferior da fratura, para futuramente prevenir o afundamento e falha da síntese ao fazer descarga, mesmo após a consolidação. Teve boa evolução pós-op, com função neurovascular preservada e recebeu alta.
É interessante observar no perfil, a proximidade dos parafusos com a região poplítea, por onde passam estruturas vasculares que podem ser lesadas em associação a fratura e também em lesões do ligamento cruzado posterior e luxações de joelho.
Após 40 dias de cirurgia, o paciente já se encontrava em fisioterapia, com boa recuperação funcional, mobilidade e deambulação com carga parcial. Estava com a ferida operatória bem cicatrizada.
Olá Dr. Sabe eu tb sofri uma fratura dessas ou parecida...É tb no platô tibial...ainda estou em reuperação....faz 4 meses,e ainda estou na fisioterapia..tenho um parafuso no joelho..... já piso no chão com carga total..mas ainda dói, principalmente na fisioterapia... o q o senhor pode me recomendar? Obg..
ResponderExcluirValeria
E Valeria vc tem um pino só... eu 15 parafusos.. o jolh nem dobra..
ResponderExcluirei amigo como ta seu joelho agora?eu tenho 7 parafusos meu joelho ja dobra mas doi muito e ainda não coloco garga total.pode me ajudar?
ResponderExcluir